DÚVIDAS FREQUENTES – INQUILINOS


PAGAMENTO:

O boleto bancário não chegou, o que devo fazer?

R.: Entre em contato com a imobiliária antes do vencimento. Uma segunda via poderá ser enviada via e-mail ou entregue na imobiliária.

Posso efetuar o pagamento na imobiliária?

R.: Não. Para sua conveniência e para a segurança de todos, os pagamentos são feitos obrigatoriamente na rede bancária.


CONTRATOS E LEGISLAÇÃO:

Quais são as despesas de responsabilidade do inquilino e do proprietário?

R.: Em geral, o inquilino é responsável pelo pagamento do aluguel mensal e todas as taxas relativas ao imóvel (IPTU, água, energia, consumo de gás, taxa de marinha, tarifa de coleta de lixo, etc.), a não ser que o contrato estabeleça algo diferente. São despesas do proprietário o fundo de reserva e os rateios e chamadas de capital de condomínio.

Como é reajustado o aluguel?

R.: O aluguel é reajustado anualmente, de acordo com o índice estabelecido em contrato. Quando o contrato termina, uma nova negociação deve ser feita, a preço de mercado.


MANUTENÇÃO DO IMÓVEL:

Meu imóvel está com problema, o que devo fazer?

R.: Se o problema for decorrente do uso do imóvel, você deve providenciar a manutenção. Se for um problema do imóvel anterior à sua ocupação, entre em contato com a imobiliária e relate por escrito o problema, para que possamos providenciar a solução.


DESOCUPAÇÃO:

O que devo fazer para desocupar o imóvel?

R.: Siga os passos da Rotina de Desocupação.

Devo pintar o imóvel antes de desocupá-lo?

R.: Se o imóvel foi locado com pintura nova, é responsabilidade do inquilino devolvê-lo nas mesmas condições.

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